21.6.08

hoje é o aniversário do meu pai. ele faria oitenta e um anos.

estou com saudade dele, saudades da gente, saudades de casa. saudades da festa dele, que iniciava o são joão. saudades da minha infância e adolescência. queria voltar e ver só mais uma festa através dos olhos da menina de dez anos que eu era. queria ver a alegria dele comprando os fogos e as bandeirinhas. o trabalho da minha mãe em fazer as comidas de milho, o capricho dela escrevendo G H com canela na travessa de canjica. o laço no meu cabelo, as sardas pintadas com lápis de olho, o batom mais vermelho, o vestidinho de matuta.

a festa mais feliz do ano.

não há gente triste no são joão.

eu estou saudosa, mas não estou triste. viva são joão, painho. são joão está dormindo, não acorda, não! acordai, acordai, acordai, joão!