29.9.03

ah, esse meu pai. lembrei de quando estudava catecismo e a história de adão e eva. ele disse que eu não acreditasse que o homem foi feito de barro, contou da evolução das espécies, e que na bíblia tava escrito daquele jeito porque era a tradição oral de um povo antigo, que as imagens tinham que ser simples para serem compreendidas... um povo que que não tinha a ciência que hoje se tem, e falou que no interior tem gente que jura que o homem não pisou na lua e que a terra não gira em torno do sol não senhor. e que eu imaginasse a cabeça dura daquele povo naquela época. e que muito do que estava escrito no antigo testamento era só um código de conduta para aquela civilização. que não se podia imaginar hoje se ter escravo ou mandar apedrejar filho desobediente.

ou seja: ler com distanciamento crítico.

e eu tinha nove anos quando ele me disse isso. as palavras podem ter se apagado, mas a idéia está aí, firme e forte.