26.2.09

lembrei de mais uma do meu pai.

a família da minha mãe morava em outro estado. então, umas duas, três vezes no ano, eu e ela íamos visitar minha avó. Sim, eu ia junto, para minha mãe não viajar sozinha. meu pai ficava sozinho em casa, o rei no seu castelo.
Uma vez, ao voltarmos de uma viagem - eu tinha 11, 12 anos? - encontramos toda a louça da casa suja. toda. a. louça. de. casa. suja.
inclusive a louça bonita do casamento dos meus pais, que servia 12 pessoas.
por todo canto, copos e xícaras com um dedo de café velho no fundo e umas bitucas de cigarro. e a gente tava com um cachorrinho novo em casa, então o chão da casa tava forrado de jornais com xixis.

e meu pai ainda fez a delicadeza de mandar a empregada embora.

minha mãe, santa criatura, foi lavar os pratos - pratos que eu fui a encarregada de juntar, claro. e de limpar a sujeira do cachorro.

e meu pai, o rei no seu castelo, não disse um pio e não ouviu uma reclamação. pelo menos, não na minha frente.